Patrícia Bastos

IMG_7082(1)

Nascida em Macapá, região norte do Brasil, Patrícia Bastos herdou da mãe a paixão pela música. A vocação musical foi descoberta quando ela ainda era criança, ao ganhar diversos festivais infantis.

Com 17 anos, Patrícia já se apresentava ao lado de nomes como Zé Miguel, Osmar Jr. e Vanildo Leal, entre outros. Durante cinco anos, a cantora foi a principal vocalista da banda Brinds e logo depois, deu início à sua carreira a solo. Fez espectáculos com o projeto Patrícia Bastos e Banda, onde mostrou a sua versatilidade em diversos estilos e abordou o lado moderno da Música Brasileira, assim como a música regional. Conquistou prémios em vários festivais como o Festival da Canção Amapaense, o Festival Internacional de Goiás ou o Festival de Tatuí.

Patrícia Bastos destaca-se pelo timbre suave e afinação contundente e já se apresentou ao lado de nomes consagrados no cenário da música brasileira como: Leci Brandão, Vitor Ramil, Nilson Chaves, Lô Borges, Nico Rezende, Boca Livre ou Lula Barbosa.

Em 2013, recebeu o Prémio Amapá em Destaque – Tucuju de Ouro como Artista Destaque do Ano e foi uma das nomeadas para o Edital Amazónia Cultural pelo seu projecto de divulgação/digressão de concertos do CD Zulusa pelos estados do Norte do país.

Em 2014,  nos 25° Prémios da Música Brasileira, foi premiada  nas categorias “Melhor Cantora Regional” e “Melhor Álbum Regional” com o disco Zulusa, além da nomeação do mesmo na categoria “Revelação”.

O seu último trabalho, Batom Bacaba (2016), com direcção de Dante Ozzetti, pretende misturar o acústico e o electrónico com foco nas etnias e sua relação com os ritmos, ao aprofundar a sua pesquisa em versões do batuque e do marabaixo (ritmos da cultura afro, que é característica do estado do Amapá) em direcção ao indígena.

O canto suave de Patrícia Bastos – de “uirapuríssimos trinados”, tal como é caracterizado por Joãozinho Gomes no texto incluído na edição física do disco de Batom Bacaba  – e a sonoridade do álbum valorizam o repertório, ora envolvente ora com moderado poder de sedução.

Vídeo

Voltar ao Topo ↑

Disponibilidade

Voltar ao Topo ↑

Territórios

Europa

Voltar ao Topo ↑