Rodrigo Leão & Scott Matthew

SM_RL Foto byMichaelMann 116098322 cortadaLIFE IS LONG – editado em Portugal e Espanha pela Universal Music e no resto da Europa pela Glitterhouse Records

7/10 Uncut Magazine

**** Mojo Magazine **** Stern Kulture **** Time Out **** Brigitte Magazine

Um compositor português com os olhos postos no mundo, um cantor australiano residente em Nova Iorque, cada um deles com uma aclamada carreira internacional.

Nada faria esperar que estes dois percursos se cruzassem, mas a atracção parecia estar lá antes ainda de se encontrarem.

De um lado, Rodrigo Leão, com um percurso ecléctico e abrangente como poucos ao longo de 30 anos de carreira – figura chave da geração do rock português dos anos 1980 com os Sétima Legião e integrante dos Madredeus, compositor aberto aos desafios da clássica contemporânea, da new music e da banda-sonora. Do outro, Scott Matthew, cantor e compositor de talentos revelados pela magia do cinema e com nome feito no circuito independente/alternativo.

Um encontro improvável, certamente, mas é desses encontros improváveis que nascem os momentos mais mágicos. A música de Rodrigo sempre ascendeu a outros níveis com o contributo de vozes de primeira água como Teresa Salgueiro, Beth Gibbons, Rosa Passos, Stuart Staples ou Neil Hannon. Scott enquadrava-se na perfeição nessa linhagem de cantores/compositores, e Rodrigo convidou-o para o seu álbum de 2011 A Montanha Mágica. O encontro prolongou-se para uma outra colaboração em Songs, e provou ser determinante para a criação de uma cumplicidade, de uma amizade de longo curso e longo prazo.

Desde o primeiro encontro, em 2011, a dupla tem sossegadamente vindo a trocar ideias, emoções, canções, pelo meio de carreiras que os têm levado aos quatro cantos do mundo. Pelo meio, Rodrigo experimentou com a electrónica e com a música para instalações artísticas, e gravou para a Deutsche Grammophon um trabalho com orquestra; e Scott lançou dois novos álbuns de material original. Agora, podemos finalmente ver os resultados desses anos de correspondência: um álbum inteiro assinado em parceria. Life Is Long, lançado em Setembro pela Universal Music, é a história de um encontro improvável que provou ser inevitável, entre um compositor conhecido pelas suas melodias enlevadas e uma voz que as leva ao patamar superior de magia. A magia que nasce quando dois artistas se juntam para irem mais longe do que conseguiriam separados – e é isso que faz da dúzia de temas de Life is Long pequenas jóias, que o tornam num álbum de uma beleza discreta mas arrebatadora, que fica muito para lá do seu final. Um disco que só poderia ver desta parceria mágica formada por Rodrigo Leão e Scott Matthew.

Vídeo

Veja aqui o tema “In The End” ao vivo no Coliseu de Lisboa: Veja aqui o novo vídeo do tema que dá nome ao álbum – “Life Is Long” – realizado por Lourenço Mello: Veja aqui o single “Life Is Long”:

Veja aqui o vídeo do novo single “Abandoned”:

Voltar ao Topo ↑

Imprensa

 “A masterclass in sad baroque” - Mojo Magazine
“Suave chamber-pop ballads from transatlantic duo” - Uncut Magazine
“(…) o ambiente perfeito para embalar as viagens interiores e individuais que provoca sob o manto da nostalgia com esperança.” – Time Out
“(…) e fosse um filme, o espetáculo de Life Is Long poderia ser um épico suave, com passagens mais acaloradas no regresso de Rodrigo Leão à casa-mãe de Cinema, ou mais humoradas no muito aplaudido momento a solo de Scott Matthew” - Blitz
Voltar ao Topo ↑

Disponibilidade

Voltar ao Topo ↑