Folisboa

Folisboa

O Festival FOLISBOA surgiu de uma parceria entre a UGURU, a produtora francesa Les Visiteurs du Soir e o cinema Le Grand Rex-Paris. Na primeira edição, o festival FOLISBOA apresentou nos dias 26, 27 e 28 de Junho de 2015 no Grand Rex, toda a diversidade da cena musical lisboeta, cidade-mundo que vibra diariamente ao som de artistas lusófonos, de Portugal ao Brasil passando por Angola e Cabo Verde.

Com “O Espírito de Um País”, RODRIGO LEÃO abriu o festival com delicadeza oferecendo-nos uma viagem pela alma e a identidade de um povo. O fundador dos MADREDEUS é por si só um embaixador da música portuguesa no espaço internacional. Celebrámos com alegria o regresso de MARIZA a Paris depois de ter sido premiada com o WOMEX 2014. FOLISBOA não poderia homenagear Lisboa sem dar lugar de destaque a um dos seus mais emblemáticos movimentos artísticos, o fado. CARLOS DO CARMO, que celebrou os seus 50 anos de carreira e é o único cantor português a ser galardoado com um Grammy Award pela sua carreira, fez-se acompanhar de ANA MOURA, CAMANÉ e CARMINHO para uma matiné excepcional.

FOLISBOA, também uma viagem pelas terras da lusofonia. O Brasil com a pop alternativa de LENINE que a cada momento se reinventa e cujos os concertos esgotados no Rio de Janeiro ou em São Paulo são sempre grandes acontecimentos, sem esquecer RIVIÈRE NOIRE e o seu álbum homónimo premiado como melhor álbum World nas Victoires de la Musique de 2015. Cabo Verde esteve representado  por LURA um dos seus  ícones . Angola esteve representada pelo festivo Bonga.  Entre o engajamento político, a integração natural de todas as influências musicais da sua história e a busca constante por novas formas dentro do património poético dos antigos, a cena musical lusófona nunca esteve tão viva como hoje.

 


Edição 2015