MISTY FEST – CONCERTO DE ABERTURA

Desvenda-se o mistério, Piers Faccini abre a 7ª Edição do Misty Fest
Mupi_misty_Piers_Faccini
Cantor, artista plástico e compositor, Piers Faccini está de volta a Portugal pela terceira vez, com um novo álbum a estrear em Outubro, para primeira apresentação no Misty Fest, na sala multidisciplinar do Cinema São Jorge.
À semelhança do ano passado, mais uma vez o Misty oferece a 1ª sessão a um songwriter, este Piers Faccini, filho de pai italiano, mãe inglesa com vivências de juventude em França; um artista cujos ambientes sonoros, se retratam em formas de cruzar e esbater fronteiras pelos universos das palavras-sons que produz, como mapas que estendem pelo lado mouro Inglês, às dunas do Saara até às planícies do Mediterrâneo.
Como quando assistimos a um filme, viajar é o exercício de aura musical que Faccini nos propõe, seja apenas aos sons-ambientes da sua fiel guitarra, como nos formatos de duo ou trio, que o tem acompanhado nos últimos meses. Quem já viu e ouviu Piers Faccini em palco sabe que nos proporciona um reportório de sabores transe, honestos e naturais, reduzidos ao essencial, como algo que se move e nos move numa dicotomia entre o íntimo e o emotivo.
Desde que se aventurou a solo na cena musical, conta seis álbuns aclamados pelo público - Leave No Trace (2004), Tearing Sky (2006), Two Grains of Sand (2009), My Wilderness (2011) Between Dogs & Wolves (2013) and Songs Of Time Lost (2014) – Faccini correu mundo e quebrou fronteiras sua música. Destas viagens coleccionou colaborações com inúmeros músicos e canto-autores como; Ballaké Sissoko, Vincent Segal, Ben Harper, Rokia Traore, Patrick Watson e Ibrahim Maalouf entre outros.
Assistir a esta experiência é o passaporte para entrar melhor na programação proposta para o Misty 2016, que continuaremos a desvendar na próxima quarta-feira.
Notas à imprensa:
NPR Top 10 World Music álbuns de 2014
Songlines Top 10 álbuns de 2014
Telerama, França : Between Dogs & Wolves - top 5 melhores álbuns Rock/Folk
Rolling Stone, França : Top álbuns 2013
RTBF, Belgica : 5º no top 30 melhores álbuns 2013
Moby Dick, Rai 2, Italy: Melhores álbuns de 2013
Informações genéricas Misty:
Mais uma vez privilegiando uma oferta de âmbito nacional, o Misty Fest – festival de carácter diferenciado e único – com uma programação que sempre explora dimensões menos exploradas dos outros festivais, anuncia a lista de cidades por onde a festa se expressará este ano.
Em 2016, o Misty continuará a privilegiar na substância a palavra, actualidade musical, o novo, mas também o mesmo convite aos músicos para apresentação de espectáculos de carácter inédito ou único.
Cidades eleitas que serão “casa” deste festival de Outono 2016: Lisboa, Porto, Braga, Espinho, Coimbra, Figueira da Foz, e as novidades Leiria, Torres Novas e Évora.
Porque sabemos que quem ama a música que apresentamos, não vive só em Lisboa e Porto, mais uma vez as melhores salas do país são escolhidas tendo em conta a capacidade para dar a artistas e público as melhores condições para a apreciar ao vivo, entre os dias 1 e 13 de Novembro.
Ser Misty é acreditar que há espaço para fazer a diferença com dimensão e relevância. 

Extrait Piers Faccini – Mezzo Voce 7 – “If I” from Mareterraniu Productions on Vimeo.