Exaltation Gospel Choir

A tradição musical da África do Sul é fortíssima.

A luta anti-apartheid foi, em grande parte, travada através da música e o povo da África do Sul tem sempre bem presente que uma canção pode ajudar o mundo. É por isso que projectos como o Exaltation só podiam ter origem no país de Nelson Mandela.

 

Muito antes do fim do sistema Apartheid, nasceu, no final dos anos 70, em Joanesburgo, Arthur Brown estabeleceu um projecto comunitário, um coro pensado como actividade para manter as crianças em segurança, fora das ruas. Mais tarde, o Pastor Andre Coetzer, evangelista, interessou-se pelo projecto, envolveu-se de corpo e alma e orquestrou uma fusão desse coro com uma orquestra de perfil comunitário. Nasceu aí o colectivo Exaltation, corria o ano de 1983.

 

Mais de três décadas depois, Exaltation é uma marca cultural fortemente implantada na África do Sul, nunca tendo até aos dias de hoje perdido a vocação de trabalhar com crianças. Esse perfil e essa vocação valeram diversos aplausos, gestos de reconhecimento e convites de prestígio das mais altas esferas artísticas e sociais da África do Sul. Em 2004, por exemplo, o colectivo Exaltation foi convidado para se apresentar na estreia mundial do filme Mandela Portrait, oferecendo assim a sua música a um vasto conjunto de dignatários me tendo a oportunidade de actuar juntamente com a Orquestra Filarmónica de Joanesburgo.

 

O longo percurso do colectivo Exaltation culminou em 2011 com a edição de um CD de estreia, um marco importante na vida do grupo e algo que o ajudou a focar-se ainda mais naquilo que descreve como a sua missão: “levar a sua experiência e testemunho de endurance e partilhar tudo isso com a juventude da África do Sul e do resto do mundo”.

 

Os espectáculos dos Exaltation são sempre momentos únicos de total entrega, de espiritualidade, de alegria e de comunhão. A música serve de facto um propósito maior e valores de união e paz. Os Exaltation querem inspirar as pessoas, as crianças e os adultos, os anónimos e os líderes. E querem fazê-lo com a força de canções que já mudaram um país e podem ajudar a transformar o mundo.

Onde Comprar

Voltar ao Topo ↑