Tuxedomoon

TUXEDOMOON_997_520_Facebk_20

Os Tuxedomoon, banda de São Francisco de Blaine L. Reininger, Steven Brown e Peter Principle, são uma das mais reverenciadas bandas da cena alternativa que surgiu após a explosão do punk no final dos anos 70. Os Tuxedomoonconseguiram um assinalável êxito na Europa, continente onde a sua música ecoou sempre de forma especial ao longo dos anos. O grupo acumulou uma séria discografia que é uma das mais fortes referências no universo pós-punk, a começar logo com a estreia em 1980 com “Half-Mute”, disco que é hoje encarado como um clássico maior.
O trio nuclear dos Tuxedomoon - Reininger, Principle e Brown – voltou a reunir-se em 2016 e juntou esforços com Luc van Lieshout e Bruce Gedulgig para aprsentar ao vivo o material original de “Half-Mute”, uma mescla experimental que à época o próprio grupo descreveu como “cabaret no wave”. Em 1980, Glenn O’Brien descrevia o som dos Tuxedomoon nas páginas da Interview de Andy Warhol como “maravilhoso, barroco, uma dança serpenteante através do espaço”.
O som dos Tuxedomoon, que misturou sempre electrónica e instrumentos clássicos, como o violino de Blaine Reininger, abraçou sempre muitas referências, do punk à música erudita do século XX, da música de cinema ou cabaré, até às sonoridades do Oriente. É essa riqueza que agora trazem a Portugal, num singular espectáculo evocativo de uma estreia que ocorreu há 36 anos mas que pela sua singularidade bem poderia ter acontecido ontem.

Onde Comprar

Voltar ao Topo ↑