A Uguru dá as boas vindas a Marta Pereira da Costa

NOVO DISCO E NOVO ESPETÁCULO
Marta Pereira da Costa está disponível em 2 projetos distintos:

MARTA PEREIRA DA COSTA DUO
MARTA PEREIRA DA COSTA QUARTETO

Marta Pereira da Costa é a primeira e única mulher a tocar profissional e internacionalmente Guitarra Portuguesa no Fado. Discípula do guitarrista e compositor icónico Carlos Gonçalves, guitarrista de Amália Rodrigues, Marta Pereira da Costa foi distinguida, em 2014, com o “Prémio Instrumentista” atribuído pela Fundação Amália Rodrigues . Em 2016 editou pela Warner Music Portugal o seu álbum de estreia com participação de nomes internacionais como o baixista Richard Bona e portugueses, como Dulce Pontes, Camané e Rui Veloso.

Historicamente, a Guitarra Portuguesa sempre esteve associada ao homem como músico e cingida maioritariamente ao Fado como linguagem. A guitarrista Marta Pereira da Costa vem romper com essas tradições e preconceitos, e apresentar a guitarra portuguesa no feminino, como voz principal de um projeto instrumental.

Desde que iniciou a sua carreira, em 2012, Marta tem levado o timbre inconfundível da Guitarra a diferentes países e culturas, realizando vários concertos pelo mundo fora nomeadamente: Brasil, EUA, Canadá, Suíça, Espanha, Países Baixos, França, Itália, Eslovénia, Roménia, Tunísia, Israel, entre outros, surpreendendo e conquistando o público. Também acompanhou e gravou com grandes nomes da música nacional de diferentes estilos musicais.

“Stunning performance.”
Lincoln Center, USA

“A richly chiming Lincoln Center debut by Fado guitarist Marta Pereira da Costa. She’s funny, and kind of badass: she knew she owned the crowd, and she didn’t try to hide it. In the world of fado, she’s a rarity, as a woman instrumentalist, composer and bandleader.”
New York Music Daily, USA

“Sem medo, sem vergonha, percorreu as casas de Fado para aprender com os melhores.”
Revista Executiva, Portugal

“Esta joven mujer vale su peso en oro.”
Diario El Correo, Espanha

“[Marta demonstra] um crescimento sustentado e árduo, uma maturidade musical substancial e, acima de tudo, coragem para se assumir como compositora.”
Revista VIP, Portugal

“É uma mulher num mundo de homens. Ela rompe com a tradição. Tem uma visão contemporânea para a guitarra portuguesa de Fado que vai desafiar os amantes do instrumento.”
Revista Visão, Portugal