Alma – Rituais dos sentidos

Comprar Bilhetes - Concertos Uguru25 Fevereiro 2024
Lisboa

É com os sentidos que percebemos o mundo, que o escutamos e vimos, que o sentimos e saboreamos. É ainda através do olfato que nos chegam as diferentes nuances que o ar nostraz, quer estejamos em plena natureza ou nos domínios que a humanidade ergueu.

É tendo tudo isso em conta que a Actu, a Uguru e o Wize Collective vêm apresentar um novo projeto que pretende pensar a música como ponto de partida para o alcance de uma paz interior cada vez mais necessária. Alma visa por isso mesmo proporcionar momentos singulares nos quais cada indivíduo pode alinhar-se numa vibração coletiva, plena de paz, serenidade, cura e prazer, através de concertos que enaltecem a música capaz de servir a prática da meditação ou simplesmente do apaziguamento interior. Tudo numa exaltação dos diferentes sentidos que se traduz numa experiência de suave imersão.

O primeiro evento , a realizar no dia 25 de Fevereiro no Art Kaizen artkaisen.com, pelas 10:30 terá como proposta central um concerto de Lemos, pianista que se tem destacado no mundo da clássica contemporânea através de uma série de lançamentos que têm alcançado significativos números nas plataformas de streaming internacionais. Lemos tem um trabalho continuado nesta área e entende como poucos a importância da ligação da música à meditação, de que é entusiástico praticante. O reconhecido pianista tem, como já teve oportunidade de explicar em múltiplas entrevistas, a intenção de “aprofundar o conhecimento em áreas de produção musical que afetam diretamente a atividade elétrica das células cerebrais e ajudam a alcançar estados profundos de consciência”. Para Lemos, a música é uma espécie de portal que leva “a elevados estados de concentração e consciência e também ao relaxamento”. É, por tudo isso, a escolha ideal para o arranque desta série de Sentidos da Alma.

Todos os eventos terão por introdução uma cerimónia do chá que precederá uma sessão de meditação coletiva guiada. No final, os participantes poderão não apenas contactar diretamente com os artistas, mas também entre si, reforçando desta forma os laços de comunidade que pretendemos estreitar. Oferecemos uma nova experiência sensorial, cuidadosamente pensada para estimular os sentidos e até a Alma.