Rodrigo Leão

Em 2018, Rodrigo Leão comemorou o 25º aniversário de uma carreira a solo que o levou ao reconhecimento global. Foi em 1993 que Rodrigo, então ainda parte integrante dos Madredeus, editou o seu primeiro trabalho em nome próprio: Ave Mundi Luminar explorava recantos criativos que não cabiam nos seus projectos anteriores. O disco tornou-se num sucesso inesperado e o resto, como se costuma dizer, é história.

No quarto de século que decorreu desde Ave Mundi Luminar, Rodrigo tornou-se num dos mais queridos de todos os artistas portugueses, e não apenas entre nós! A par dos álbuns que chegaram ao 1º lugar das tabelas de vendas em Portugal, várias gravações suas viram edição internacional em marcas tão prestigiadas como a Deutsche Grammophon ou a Sony Classical.

Explorando sem medos as múltiplas possibilidades da composição, entre o popular e o erudito, o electrónico e o orquestral, o seu nome é citado ao lado de referências da música contemporânea como Ryuichi Sakamoto, Ludovico Einaudi ou Jóhann Jóhansson. Escreveu bandas-sonoras para filmes tão diferentes como a comédia de sucesso A Gaiola Dourada, o drama nomeado para os Óscares O Mordomo, a série televisiva Portugal – Um Retrato Social ou o documentário sobre os anos 1960 No Intenso Agora. E, nas suas canções, colaborou com artistas como Beth Gibbons dos Portishead, Neil Hannon dos Divine Comedy, Scott Matthew, Rui Reininho dos GNR, Joan as Police Woman, Stuart Staples dos Tindersticks ou Lula Pena.

Os seus 25 anos de música foram comemorados com um ano cheio de projectos de palco e de estúdio que passaram pela retrospectiva de carreira O Aniversário; o relançamento da banda-sonora de Portugal, um Retrato Social sob o título Os Portugueses; o convite para escrever música para a exposição do Museu Gulbenkian Cérebro – Mais Vasto que o Céu; e uma longa série de concertos em Portugal e no estrangeiro.

Em Fevereiro de 2020 Rodrigo editou globalmente pela BMG O Método, um novo álbum de material original co-produzido pelo aclamado músico, compositor e produtor italiano Federico Albanese, que ajudou Rodrigo a encontrar o som mais simples e depurado que pretendia para este trabalho.

Mas este novo passo em frente na sua carreira acabou por ser publicado pouco antes da pandemia de Covid-19 se ter espalhado pelo mundo. As exigências sanitárias obrigaram ao cancelamento da digressão mundial prevista para o seu lançamento. Rodrigo confinou-se no Alentejo e desses meses passados entre a natureza começaram a surgir novas inspirações e novas melodias.

O material que Rodrigo foi criando durante o último ano e meio forma assim uma espécie de “trilogia”. A O Método, lançado antes da pandemia, sucedeu-se um EP publicado apenas em formato digital durante o confinamento, Avis 2020, gravado inteiramente a solo e inspirado pelos sons da natureza.

E, depois do confinamento, Rodrigo deu por si a trabalhar num novo e inesperado disco de originais a que deu o título A Estranha Beleza da Vida. Este novo trabalho foi criado e gravado descontraidamente, surgindo naturalmente e de modo surpreendentemente rápido, e conta com a participação de nomes como Kurt Wagner (Lambchop), Michelle Gurevich, Martírio, Surma ou Suso Saiz.

Os três registos, juntos, formam uma “trilogia” a que Rodrigo deu o título genérico A Liberdade e que foi editada em simultâneo com o lançamento global de A Estranha Beleza da Vida através da BMG, a 15 de outubro de 2021, coincidindo com o aguardado regresso aos palcos.

Em 2023, Rodrigo Leão lançou o álbum “Piano Para Piano” em colaboração com a sua filha Rosa, um diálogo musical entre pai e filha ao piano. Este projeto tem sido apresentado nos principais palcos do país e além-fronteiras ao longo dos últimos anos. No entanto, Rodrigo já se prepara para uma nova aventura: “OS PORTUGUESES (vol. 2)” para 2024/25, que dará continuidade à banda sonora do documentário “Portugal, um retrato social” (2007) e ao álbum “Os Portugueses” (2018). A edição pela UGURU está prevista para o período entre novembro de 2024 e fevereiro de 2025.

Ouvir

Voltar ao Topo ↑

Vídeo

 

 

 

Voltar ao Topo ↑

Disponibilidade

TODO O ANO (SOB CONSULTA)

Voltar ao Topo ↑

Territórios

MUNDO

Voltar ao Topo ↑