Salomão Soares

Nascido e criado em Cruz do Espírito Santo, interior da Paraíba, no Brasil, e atualmente a morar em São Paulo, Salomão é pianista, arranjador e compositor. Tem-se destacado como uma das grandes revelações da nova geração de instrumentistas brasileiros e já dividiu palco com nomes marcantes da música brasileira como Hermeto Pascoal, Toninho Horta, Hamilton de Holanda, Leny Andrade, Filó Machado, Renato Braz, Mônica Salmaso, Itiberê Zwarg, Arismar do Espírito Santo, Toninho Ferragutti (com quem gravou um disco em duo), entre tantos outros. É vencedor do Prémio MIMO Instrumental 2017, finalista do Piano Competition no Festival de Montreux 2017 – Suíça e vencedor do Prêmio Novos Talentos do Festival Savassi 2018, em Belo Horizonte (MG). 

 Participou de diversos festivais e turnês pelo mundo, como recentemente na Espanha e Portugal, ao lado da cantora e compositora Vanessa Moreno, no Uruguai e pelo Brasil todo, como no SESC Jazz, um dos festivais de jazz da América Latina de maior renome, com o seu trio e também como convidado especial de Hermeto Pascoal. A sua discografia inicia-se com Alegria de Matuto – Salomão Soares Quarteto (2018), depois Toninho Ferragutti & Salomão Soares (2018) e ainda no mesmo ano, Salomão Soares & Nivaldo Candido Duo – Gravado e lançado na Suíça. Em 2019, lança Colorido Urbano – Salomão Soares Trio, Chão de Flutuar – Salomão Soares & Vanessa Moreno e em 2021, Yatra-TáSalomão Soares & Vanessa Moreno. Em agosto de 2023, ao lado de Guegué Medeiros, Salomão lançou Baião de Dois, disco que une o piano e a zabumba. 

 Recentemente, integrou o projeto Rosa dos Ventos, um espetáculo que levou ao palco quatro grandes pianistas como André Mehmari, Tiago Costa, Hercules Gomes, além de Salomão, realizado no Theatro Municipal de São Paulo. Em dezembro de 2022, apresentou-se ao lado de Vanessa Moreno no Montreux Jazz Festival, na edição do Rio de Janeiro.