Justin Adams & Mauro Durante: Sweet Release

Clique para ver os contactos para contratação
antoniocunha@uguru.net | carmocruz@uguru.net | miguelfurtado@uguru.net

Depois de uma primeira colaboração empolgante que culminou no lançamento do premiado Still Moving em 2021 e de três anos de digressões por todo o mundo, Justin Adams e Mauro Durante trazem o seu som único e sem precedentes de volta à cena musical. A digressão já em curso é uma oportunidade para apresentar Sweet Release (Ponderosa Music Records) – o seu último disco – ao vivo. Sweet Release é o segundo capítulo de uma viagem musical que transformou o encontro entre estas duas grandes personalidades numa fusão nova e sem precedentes. A faixa-título que abre o álbum é um manifesto sincero da poética do projeto e caracteriza-se pelo toque inconfundível de Adams na guitarra e pela técnica magistral de Durante no tambor. Graças a um nível de interação quase telepático, os dois músicos gravaram o álbum ao vivo, permitindo-se momentos mágicos de pura improvisação. Com uma paleta que vai da Taranta ao rockabilly, do êxtase sufi ao minimalismo, o percussionista, violinista e cantor de Salento e o guitarrista, produtor, compositor e colaborador de longa data de Robert Plant exploram temas de cura e catarse musical. Convidados neste disco são a cantora marroquina Yousra Mansour de Bab L’Bluz, a apuliana Alessia Tondo, voz e companheira de Durante no Canzoniere Grecanico Salentino, e Felice Rosser, lenda do underground do histórico clube nova-iorquino CBGB. Aos nove temas originais junta-se “Qui non vorrei morire”: originalmente musicado e gravado por Daniele Durante, é um poema do grande poeta salentino Vittorio Bodini. A canção é uma homenagem de Mauro ao seu falecido pai, uma das luzes mais brilhantes da história do renascimento da música popular apuliana.

Justin Adams
Justin Adams é um guitarrista e produtor cujo som distinto tem a marca da sua vida itinerante: uma infância no Médio Oriente despertou nele uma paixão permanente pelos sons do mundo islâmico, enquanto a sua adolescência no Reino Unido incutiu uma devoção à energia crua do punk e aos sons de transe do dub. Nos últimos anos, produziu álbuns aclamados, como os da fadista portuguesa Lina e da cantora franco-argelina Souad Massi, enquanto as suas colaborações passadas, como a sua bem-sucedida associação de vários anos com Robert Plant, lenda dos Led Zeppelin, Tinariwen, Rachid Taha, Sinead O’Connor e o músico da África Ocidental Juldeh Camara, se caracterizaram pela intensidade emocional e por uma abordagem “sem fronteiras”.

Mauro Durante
Violinista, percussionista e compositor, Mauro Durante é um herdeiro visionário da tradição musical do Salento. Dirige o internacionalmente aclamado e premiado Canzoniere Grecanico Salentino (fundado em 1975 pela sua família), que actua em todos os principais festivais de música do mundo. Durante é considerado uma figura chave na reinvenção da pizzica para os dias de hoje, e no facto de ter feito da Taranta a forma mais relevante da world music italiana no mundo. Mauro Durante percorreu o mundo durante muitos anos com Ludovico Einaudi e colaborou com Piers Faccini, Ibrahim Maalouf, Ballake Sissoko, Jovanotti, Stewart Copeland, Sam Lee, Enzo Avitabile, Nickodemus, Red Baraat, combinando um toque contemporâneo com o seu profundo amor pela tradição.

Vídeo

Voltar ao Topo ↑

Áudio

Voltar ao Topo ↑