Disponibilidade para Portugal e Comunidades Portuguesas - Todo o ano (sob consulta)
Clique para ver os contactos para contrataçãoBUSTO – O PROJETO
“[Lina] possesses a voice of fiercely intimate power and texture, capable within one brief musical phrase of tempting a bird to the windowsill and blowing the opera doors clean off (…) Intimate, heartfelt, and solemnly inviting”, Pitchfork
Neste espetáculo de Fado Tradicional, estreado no âmbito da Exposição sobre Amália Rodrigues “Meu Sorriso Minha Entrega”, no Museu de Lisboa, e Internacionalmente no Festival Literário de Córdova, Lina interpreta integralmente o álbum seminal e revolucionário de Amália Rodrigues para sempre conhecido como Busto, acompanhada por guitarra portuguesa, baixo e viola. Temas tão icónicos como “Estranha Forma de Vida”, “Asas Fechadas”, “Maria Lisboa” ou “Povo que Lavas no Rio” fazem parte deste repertório.
Lina, com voz maturada pelas noites nas casas de fado, pela sua própria devoção por Amália e por todas as grandes vozes que ouviu, sentiu e estudou, é uma artista verdadeiramente especial: soa como se tivesse nascido no meio da história, a ouvir as divas a ecoarem nas vielas da sua imaginação. Soa autêntica e comovente
Lina é um dos valores mais seguros e interessantes do fado atual. Natural de Trás-os-Montes, estudou e fez teatro, cantou ópera e, um dia, deixou que o fado a puxasse para dentro de si. Cantora residente no mítico Clube do Fado, em Alfama, conta com dois projetos editados em nome próprio: os álbuns Carolina (2014) e enCantado (2017), lançados através da Sony Music. Em 2020, lançou o disco Lina_Raül Refree, uma colaboração da fadista com o músico e produtor catalão Raül Refree, um dos produtores europeus mais conceituados da atualidade; produtor de nomes como Silvia Perez Cruz ou Rosalía, entre muitos outros.
Multipremiado, este projeto que oferece uma reinterpretação do fado e do repertório de Amália com base na voz, piano e sintetizadores, tem recebido múltiplos prémios europeus:
– Melhor álbum de 2020, através do World Music Charts Europe, onde esteve 4 meses consecutivos em #1
– Prémio Carlos do Carmo,
– Prémio COUP DE COEUR 2021 da Academia Charles Cros,
– Prémio da Crítica Alemã
– Nomeado para os Victoires du Jazz
– Finalista do prémio europeu Music Moves Europe – New Talent 2021,
Tendo recebido os mais rasgados elogios da media nacional e internacional como a BBC, Les Inrocks, The Guardian e Pitchfork, Times, El Mundo, El País, este projeto conta com uma tounée de mais de 60 datas e tem-se apresentado nalgumas das mais prestigiadas salas e festivais da Europa.