Maria João: Maria João & André Mehmari - Algodão

Disponibilidade para Portugal e Comunidades Portuguesas - DISPONIBILIDADE GERAL: TODO O ANO (SOB CONSULTA) |  DISPONIBILIDADE PARA PORTUGAL: 1 NOVEMBRO– PORTO , 8 NOVEMBRO – LISBOA

Clique para ver os contactos para contratação
antoniocunha@uguru.net | carmocruz@uguru.net | miguelfurtado@uguru.net

A música é sempre a melhor ponte para diminuir as distâncias e promover grandes parcerias. E para comprovar essa teoria, Portugal, será o cenário para o grande encontro entre a cantora portuguesa Maria João e o pianista e compositor brasileiro André Mehmari. Um espetáculo cheio de surpresas e sonhos, que promete compor um novo capítulo na história deste duo.

No repertório, músicas inéditas de Mehmari que foram compostas especialmente para seu duo com Maria João, lançadas no álbum editado em setembro pela Galileo Music Alemanha, com letras criadas pela própria Maria João.

Um espectáculo inédito com novidades e com algumas canções da dupla Guinga/Aldir Blanc que o duo já interpretou em concertos anteriores, e que se tornaram referências estéticas para os artistas. Aldir, aliás, figura como um padrinho da dupla, já que “O Sonho” é a parceria entre Mehmari e Blanc, encomendada por Maria João para seu álbum “A Poesia de Aldir Blanc” (label  Sesc).

Sobre Maria João

A carreira de Maria João tem sido pautada pela participação nos mais conceituados festivais de música do mundo. Um percurso iniciado na Escola de Jazz do Hot Clube de Portugal e que, em poucos anos, extrapolou fronteiras, fazendo de Maria João uma das poucas cantoras portuguesas aclamadas globalmente. O reconhecimento oficial da divulgação da cultura portuguesa pelo mundo valeu-lhe a comenda da ordem do Infante D. Henrique pelas mãos do presidente Jorge Sampaio. É também a única artista portuguesa a ter sido nomeada para o European Jazz Prize juntamente com Jamie Cullum e Bobo Stenson.

Possuidora de um estilo único tornou-se num ponto de referência no difícil e competitivo campo da música improvisada. Uma capacidade vocal notável e uma intensidade interpretativa singular valeram-lhe, não só o reconhecimento internacional, como a figuração na galeria das melhores cantoras da atualidade. Da sua parceria com o pianista Mário Laginha, de entre os 13 discos gravados, destacam-se: “Cor” dedicado às culturas do Índico; “Lobos, Raposas e Coiotes” com a Filarmônica de Hannover e ainda “Chorinho Feliz”.

O percurso discográfico de Maria João, no entanto, é bastante mais longo: lançou o seu primeiro álbum, “Quinteto de Maria João”, em 1983 e logo aí conquistou um justo lugar de destaque no panorama nacional. Seguiram-se mais dois registos com o quinteto, ainda na década de 80, e depois foi avançando na carreira com encontros diversos com artistas como Aki Takase, Carlos Bica e outros. A sua ampla capacidade artística levou-a a ser chamada por outros artistas de renome internacional como Bobo Stenson, Bobby McFerrin, Egberto Gismonti, Gilberto Gil, Joe Zawinul, Laureen Newton, Lenine, Guinga, Trilok Gurtu, Ralph Towner ou Manu Katché, entre muitos outros.

Em conjunto com o seus trabalho com Mário Laginha, em 2009 abraçou o projeto Ogre, que conta com a participação dos músicos João Farinha (piano e teclados), Júlio Resende (piano), Joel Silva (bateria) e André Nascimento (eletrónica). Com esta formação, uma vez mais, a cantora voa para novas paragens, explorando os sons eletrónicos em canções do seu repertório ou versões de outros autores. A banda Ogre já passou por salas como Hot Club de Lisboa, CCB, Onda Jazz ou Fábrica Braço de Prata e estreou-se em disco em 2012 com “Eletrodoméstico”, registo a que se somaram mais quatro álbuns incluindo “Songs For Shakespeare”, trabalho editado já em 2022. Já depois disso voltou a trabalhar de perto com o contrabaixista Carlos Bica co quem lançou, em 2023, o aclamado “Close To You”.

A capacidade de inovação, a sua livre flutuação entre géneros e o espírito de aventura permanente renovado fazem da carreira de Maria João, que já leva quatro décadas, um exemplo de permanente frescura e uma fonte inesgotável de surpresas. Umam marca rara só ao alcance das grandes artistas.

Sobre André Mehmari

André Mehmari é considerado um dos maiores expoentes da música criativa brasileira contemporânea e sua vasta produção é absolutamente singular, indo do piano solo ao jazz e à ópera, ao choro, passando pela música orquestral e de câmara, até canções populares em mais de cinquenta e cinco álbuns lançados desde 1998, muitos deles produzidos em seu próprio Estúdio Monteverdi, localizado no coração da Mata Atlântica.

Nascido na cidade de Niterói-RJ em 1977 e criado em Ribeirão Preto-SP, tornou-se conhecido pelo grande público ao vencer a primeira edição do Prémio Visa de MPB, já estabelecido em São Paulo capital. Duas vezes nomeado para o Grammy Latino,  André teve as suas composições e arranjos tocados por muitos grupos orquestrais e de câmara, no Brasil e no exterior.

Participou como solista em mais de quarenta países e em importantes festivais de jazz como o Chivas Jazz, o Heineken Concerts, TIM Festival, Spoleto Festival USA (André Mehmari Trio), Juan Les Pins (França), Umbria Jazz (Itália) além de numerosas tournés nos EUA, Europa e Japão.

Atuou como pianista ao lado de Antônio Meneses, Emmanuele Baldini, Maria Bethânia, Milton Nascimento, Sérgio Santos, Hamilton de Holanda, Ná Ozzetti, Guinga, Mônica Salmaso, Mário Laginha, Maria João Grancha, Makoto Ozone, Toninho Horta, Fafá de Belém e Alaíde Costa, dentre muitos outros nomes de destaque no cenário brasileiro e internacional, transcendendo com elegância e brilhantismo géneros e barreiras estilísticas.

Paralelamente às tournés, produziu também música para balets e trilhas sonoras para documentários, séries e filmes.

Em 2022 foi triplamente galardoado no Prémio Profissionais da Música e em 2023 estreou a ópera O Machete e o Concerto para Violoncelo, recebendo o Grande Prémio Concerto pela sua intensa produção de música clássica naquele ano

Detalhes da Digressão

Espetáculo trará repertório inédito composto pelo pianista brasileiro para a cantora portuguesa 

Formação:

Maria João -Voz

André Mehmari -Piano e electronica

Voltar ao Topo ↑

Vídeo

 

 

Voltar ao Topo ↑

Áudio

Voltar ao Topo ↑

Fotos

 
Voltar ao Topo ↑