Disponibilidade para Portugal e Comunidades Portuguesas
Clique para ver os contactos para contrataçãoMaria Mendes – Edição prevista para último trimestre de 2025 e 1º trimestre de 2026
O ponto central desta nova musica autoral é a celebração da Mulher moderna e a força feminina em poemas criteriosamente selecionados de poetisas Portuguesas (Maria Teresa Horta, Natália Correia), Americanas (Maya Angelou), Brasileiras (Lorena Arcanjo, Ivone Boechat), Espanholas, Holandesas e Árabes. Como habitual nos seus discos, a cantora surpreenderá também em incursões criativas na revisitação de temas de compositoras mulheres que abraçam este conceito em outras estéticas musicais, como por exemplo, as canções Pop dos anos 90 “Bitch” de Meredith Brooks e “Woman” de Neneh Cherry.
Esta é a sua ode às mulheres e à resiliência. Um álbum culturalmente proeminente que nunca cessará em emoção, beleza, e propósitos musicais e sociais.
Prepare-se para embarcar numa odisseia sonora multi-textural, potente em força feminina encabeçada por uma mente e voz criativa desafiante na categorização do género musical. Juntam-se em palco, o pianista francês, Cédric Hanriot (colaborador de Herbie Hancock e Dianne Reeves), o baixista Holandês Jasper Somsen e o célebre baterista de Jazz Português Mário Costa.
Reconhecida com 4 GRAMMYs pelo seu fervor criativo e singular em casar o Jazz com o Fado, e elogiada internacionalmente pela sua voz feiticeira capaz em emoções e virtuosismo surpreendentes, a cantora-autora Maria Mendes explora neste novo disco, o poder da palavra cantada e declamada de poetas mulheres dos últimos 100 anos, através das possibilidades modernas ilimitadas em entrelaçar os sons eletrônicos com sons acústicos do seu quarteto.
Detalhes da Digressão
Maria Mendes apresenta temas do seu novo álbum, a editar no final de 2025/início de 2026. Uma homenagem à força feminina e à Mulher moderna.
Juntam-se em palco, o pianista francês, Cédric Hanriot (colaborador de Herbie Hancock e Dianne Reeves), o baixista Holandês Jasper Somsen e o célebre baterista de Jazz Português Mário Costa.
Imprensa
– 2 nomeações para o GRAMMY americano
– 2 nomeações para o GRAMMY latino
– Vencedora do Prémio EDISON
“A voz e a improvisação de Mendes são arte aprimorada” NCR, NL
“Uma cantora nacional que faz do mundo o seu palco” PÚBLICO, PT
-“O canto de Maria Mendes está ancorado na linguagem jazzista, mas é nas suas incursões criativas que mostra toda a sua liberdade artística”, VISÃO, PT
“Uma cantora de jazz de grande categoria. A sua atitude estética é tão impressionante quanto poderosa.”, DOWNBEAT, EUA
“Uma verdadeira autoridade na tradição do jazz. Nada aqui decepciona! Cativante!”, JAZZTIMES, EUA