Disponibilidade para Portugal e Comunidades Portuguesas - Todo o ano (sob consulta)
Clique para ver os contactos para contrataçãoEntre nós e as palavras – o projeto
O projeto “OS POETAS” surgiu de encontros entre Rodrigo Leão, Gabriel Gomes e Hermínio Monteiro, então editor da Assírio & Alvim, em cujo espólio existiam gravações de poetas a dizerem os próprios poemas.
“Entre Nós e as Palavras”, de 1997, foi o resultado de meses intensos de composição, de uma afinidade com os poetas escolhidos e da amizade cúmplice entre os dois músicos, que se nota muito quando compõem e quando atuam. Com Francisco Ribeiro (ex-Madredeus) e Margarida Araújo nas cordas, o ensemble fez alguns concertos ainda nos anos 90.
Em 2013, Os Poetas” regressam com a reedição deste álbum há muito esgotado. Durante o ano de 2012, compuseram novas músicas e reformularam o espetáculo, projetando os textos e chamando o ator Miguel Borges para dizer os poemas de Mário Cesarinny, Herberto Helder, Luísa Neto Jorge e Adília Lopes. . Viviena Tupikova e Sandra Martins vieram completar o ensemble. A escolha de Miguel Borges para dar voz aos textos prendeu-se novamente com sentimentos de cumplicidade e de empatia.
Não é este um concerto para eruditos ou específicos leitores e amantes de poesia. Sendo a palavra importantíssima, e ponto de partida para a composição – ela é o comandante deste “Navio de Espelhos” – a música não é um mero suporte, pois acaba por se fundir com os poemas. À música falada mistura-se a performance, resultando num espetáculo único e encantatório.
Detalhes da Digressão
Os Poetas – Tour: Entre Nós e as Palavras – 3 ou 5 Músicos em palco
Rodrigo Leão e Gabriel Gomes voltam a encontrar-se num palco cheio de poesia: Os Poetas – Entre Nós e as Palavras é um espectáculo onde estes dois veteranos músicos descobrem as melodias que carregam os poemas de algumas das mais importantes vozes da nossa paisagem poética como Mário Cesarinny, Herberto Helder, Luísa Neto Jorge e Adília Lopes.
Este espetáculo pode apresentar-se em dois formatos: trio (com Rodrigo Leão nos teclados e metalofone, Gabriel Gomes no acordeão e metalofone e um ator, geralmente Miguel Borges a dizer os textos) e em quinteto, com a adição de dois instrumentos de cordas.
Um concerto com uma grande componente de video e com uma forte ligação à lingua portuguesa que se adivinha intenso e mágico, de cruzamento de paisagens poéticas feitas de palavras e paisagens musicais feitas de sons. A combinação perfeita.