Rão Kyao: Fado maior Tour

Clique para ver os contactos para contratação
antoniocunha@uguru.net | carmocruz@uguru.net miguelfurtado@uguru.net

FADO MAIOR – O PROJETO

Desde o princípio da sua carreira de instrumentista que Rão Kyao tem posto ênfase na íntima ligação entre a flauta de bambu, seu instrumento eleito e a voz humana.
Esta ligação vai ao ponto de ele afirmar que sente o som da mesma flauta como uma voz, encarando a sua interpretação como estando, na realidade, a cantar.
O seu estudo da música clássica indiana, praticado na própria Índia e por todo o lado, desde há anos atrás, só veio reforçar esta ligação.

Amante desde criança do nosso fado, iniciou a sua homenagem a esta canção desde os anos oitenta com o disco de grande sucesso Fado Bailado, nos anos noventa com a gravação de uma atuação ao vivo (Viva o Fado) e já neste milénio, com os CDs Fado Virado a Nascente e Em Cantado. São muitas as composições de Rão Kyao ligadas a este nosso sentir que se traduzem em músicas interpretadas com a guitarra portuguesa, a guitarra clássica e com restantes instrumentos executados pelos elementos do seu grupo.

Fado Maior apresenta vários temas do fado tradicional, originais, todos eles imbuídos de uma improvisação tão típica desta nossa tradição e tão querida e motivante na linguagem musical do Rão Kyao que assim se expressa, de maneira sempre diferente e espontânea nas várias “Vozes” das suas flautas.

 

Detalhes da Digressão

RÃO KYAO – TOUR: FADO MAIOR – 6 MÚSICOS EM PALCO

 

O Fado é uma constante na obra De Rão Kyao e esta é uma homenagem que ele lhe presta em formato de quinteto, acompanhado, em muitos espetáculos, por uma voz convidada que será na maioria das vezes a de Tânia Oleiro.

Voltar ao Topo ↑