Rodrigo Cuevas: La Romería

Clique para ver os contactos para contratação
antoniocunha@uguru.net | carmocruz@uguru.net | miguelfurtado@uguru.net

La Romería – O Projeto

Rainha da edição 2023 do FMM Sines, proclamação do diário Público, Rodrigo Cuevas traz agora um novo espetáculo: La Romeria é o título do novo trabalho do artista de Oviedo, Espanha, nascido em 1985 que se apresenta como fonte de “agitação folclórica e eletrónica, estrela do campo, humor, erotismo elegante, hedonismo e celebração dos direitos inegociáveis”. Cuevas faz parte de uma nova geração de artistas espanhóis que procura na tradição os argumentos para apresentar ao futuro. E pelos vistos esses argumentos têm no peso certo. O autor do espetáculo Trópico de Covadonga mereceu o Prémio Arcoíris 2022 atribuído pelo Ministério da Igualdade, em Espanha, bem como o Prémio Ojo Crítico da RNE em 2021 ou, entre várias outras distinções que espelham uma ampla aclamação, o prémio MIN 2020 para Artista Revelação na sequência do seu álbum de estreia, Manual de Cortejo.

Há novo material neste espetáculo pensado para 2023 e mais adiante: “Como YÉ?!” ou “,Mas Animal” são alguns dos seus mais recentes sucessos e provas claras de que a sua original combinação de modos tradicionais e produção moderna, de humor, ironia, erotismo e crítica na ponta da língua lhe tem garantido um lugar de crescente importância não apenas em Espanha mas no mais vasto contexto Ibérico. Aplaudi-lo é importante e necessário.

 

Vídeo

Voltar ao Topo ↑

Áudio

Voltar ao Topo ↑

Imprensa

Prémio Nacional de Músicas Actuales 2023 (Atribuído pelo Ministério da Cultura de Espanha)

Prémio Arcoíris 2022 do Ministério da Igualdade
Prémio Ojo Crítico de RNE de 2021

Prémio MIN 2020 como “Artista Revelação” e “Melhor Álbum de Fusão e Músicas do Mundo”

“Asturiano multilingue, cantor extraordinário e especialista na arte de ligar as manifestações da cultura popular” El Pais

“O maestro moderno do folclore asturiano.” Euroweekly News

Voltar ao Topo ↑