LINA_
“Fado Camões”
O disco editado em janeiro deste ano, acaba de ser distinguido como Melhor álbum da Europa para a Transglobal World Music Chart de 2023/2024:
Best European Record 2023/2024 e #3 TOP 100 records
LINA_ canta Camões e conquista a alma de quem a ouve e do júri da Transglobal World Music Chart
Um trabalho de composição singular à volta da poesia de Camões, “Fado Camões”, álbum de LINA_ editado globalmente em janeiro, pela editora alemã Galileo Music e UGURU, continua a conquistar reconhecimento internacional: Best European Record 2023/24 e #3 no TOP 100 Álbuns da Transglobal World Music Chart.
LINA_ na companhia do produtor e músico britânico Justin Adams, naquele que acaba por ser um álbum mais pessoal, tendo como base a lírica de Camões, a composição de fados tradicionais e também da autoria da própria cantora. Segundo ela, a ideia começou a tomar forma depois de se debruçar sobre a vida de Amália e de ter percebido que o poeta de que mais gostava era Camões. “Fiquei curiosa, quis conhecer mais, para além dos ‘Lusíadas’ ou dos ‘Sonetos’, e fui descobrindo que as temáticas de Camões – a mudança, a infância, o amor, o desamor ou a descrição da natureza – se podiam adaptar ao fado e às suas métricas”.
‘Fado Camões’ é uma composição única baseada na poesia clássica do mais célebre poeta histórico de Portugal, Luís Vaz de Camões. Mais uma vez, LINA_, prossegue a sua visão de reinventar a música soul portuguesa que a UNESCO classificou como Património Cultural Imaterial da Humanidade, introduzindo-lhe novamente uma nova perspectiva.
A pré-produção, pela mão de LINA_ com a ajuda preciosa de Amélia Muge, definiu o caminho para a produção cuidada de “Fado Camões” ficou a cargo de um dos principais produtores musicais do Reino Unido, Justin Adams, juntamente com as requintadas interpretações vocais de LINA_ que elevaram “Fado Camões” ao mais alto patamar. Em estúdio, à guitarra de Pedro Viana, mestre da guitarra portuguesa, que mantém a ligação ao universo do fado, junta-se o piano, teclados e arranjos excepcionais de John Baggott, músico e compositor que já trabalhou com os Massive Attack e os Portishead, e ainda no piano acústico e sintetizadores Ianina Khmelik, cujo talento garantiu-lhe lugar no contemporâneo Remix Ensemble da Casa da Música, na Orquestra Sinfónica do Porto, mas também em vários projetos inovadores de música eletrónica, bem como uma participação especial do “agitador folclórico” Rodrigo Cuevas na parceria em “O que temo e o que desejo”.
Celebremos Camões, celebremos o Fado, celebremos esta dintinção para Fado Camões, guiados pela voz de LINA_.
PALMARÉS FADO CAMÕES:
Best European Record 2023/2024 Transglobal World Music Chart 2023/24
#3 TOP 100 records Transglobal World Music Chart 2023/24
#1 no World Music Charts Europe
#1 no Transglobal World Music Chart (1º Trimestre 2024)
Nomeada para os prémios Victoires Du Jazz (França)
‘Fado Camões’ recebeu o prémio da crítica discográfica alemã como uma gravação de excecional qualidade artística
Songlines Top Of The World Album com uma crítica de 5 estrelas de Robin Denselow por “Fado experimental no seu melhor”
Revista BBC Music Magazine, avaliou Fado Camões com 5 estrela