NOPO ORCHESTRA

O termo World Music parece ter sido criado exatamente para descrever encontros como este. Mais do que um cruzamento entre a Noruega e Portugal, este concerto apresentará um misto de ideias criativas que se apoiam nas tradições portuguesa e nórdica. Os mestres Seglem e Kyao trabalharam juntos há cerca de 10 anos. Agora é tempo de uma re-união acompanhar o sucesso da fusão de “paisagens” musicais e humanas, criar novas viagens e também juntar-se a músicos mais jovens de ambos os países. Esta colaboração musical já cresceu há anos – e sons emocionantes da música são realizados e serão agora desenvolvidos.

A MÚSICA
Podemos esperar um intenso grau de comunicação, entre Karl, Rão e Francisco – e também entre esta nova banda. É evidente que procuram uma nova inspiração e desenvolvem tradições. É também uma colaboração musical entre gerações que fazem novos sons juntos. E a música é uma forma de contar histórias e descrever o mundo, meditar e viajar. O facto de as críticas de concertos tanto de Karl Seglem como de Rão Kyao mencionarem sempre um elemento místico permite-nos prever que nesta música haverá muitos momentos mágicos. Karl promete um concerto repleto de “espaços e surpresas, melodias fortes, improvisações imaginativas e com algo que pensa que a Noruega e Portugal também têm em comum: A melancolia/Saudade”.

A banda tocará música de Karl Seglem, Rão Kyao e Francisco Sales e adicionará algum reportório tradicionais de ambos os países. Depois da estreia e da digressão, gravarão música no início de 2022.

KARL SEGLEM
Karl Seglem é um dos mais conceituados músicos, compositores e poetas da Noruega. É um talentoso tenor saxofonista, e há mais de 20 anos que toca diferentes chifres de cabra. Um instrumento de uma tradição milenar, um som do passado. A sua música tem um amplo espectro estético que vai da mais séria tradição popular aos sons de forma livre mais empenhados. E como Rão, Seglem é um grande “viajante”, sinal de que também está a olhar para além das tradições especiais norueguesas de violino com que tem trabalhado, para expandir a sua música. Seglem é obviamente um músico que procura novas experiências e que acredita no poder universal da comunicação que a música proporciona: “pode pensar nisto como um cliché, mas também é verdade”.

RÃO KYAO
Rão Kyao é uma lenda, um ícone, e ainda um dos músicos mais respeitados em Portugal. Trouxe a flauta de madeira para fado e tradições folclóricas e é um dos maiores flautistas do mundo. A sua ideia de Portugal baseia-se numa sensibilidade mediterrânica que lhe permite olhar para a identidade luso como resultado de um longo processo de intercâmbios culturais e históricos. A sua música reivindica a influência das planícies do Alentejo e das praias do oriente. E isto acontece em mais de 3 décadas, de intenso trabalho com música. Tudo isto é colorido espelhado nos muitos lançamentos de Rão desde o seu enorme sucesso no início dos anos 1980

FRANCISCO SALES
Francisco Sales gosta de aventura – Autor de dois álbuns amplamente aclamados por conhecedores: Valediction e Miles Away, o guitarrista está neste momento a preparar o seu terceiro disco a solo – um projeto que diz estar a ajudá-lo a revendir a sua arte. “Sinto que estou a tentar encontrar-me outra vez, mas de uma forma diferente… O que criamos sai das nossas experiências, e é isso que me atrai na arte.” O jazz é a sua língua – que encontrou nas jam sessions que descobriu no ESMAE do Porto, e depois foi mais longe na Faculdade de Música de Lisboa, onde se formou. E depois decidiu pôr em prática o que leu em todos os livros e aprendeu com os seus professores, foi para Londres. Francisco tem tocado com uma elite de músicos sofisticados que manifestaram a sua criatividade nas áreas do jazz, soul, eletrónica e funk. “Regressei a Portugal em 2017 e vivo aqui desde então”, diz Francisco. “É o país onde a inspiração vem mais naturalmente, onde eu gosto de desfrutar da vida, onde sempre fui o mais seguro e o mais feliz. Ainda jogo com incógnitos por todo o mundo, mas vivo em Portugal. A guitarra de Francisco Sales é um instrumento que o leva onde quer que a sua imaginação conduza.