O FADO EM NÓS
Pedro Moutinho
Data de edição: 26 de Fevereiro de 2016
Edição: UGURU | Distribuição: Sony Music Portugal
Este novo trabalho de Pedro Moutinho chama-nos a um fado que em cada um, a nosso modo se descobre, se desvenda e se cumpre.
Primeiro, nas melodias tradicionais, que trazem o eco de tantos que as cantaram e tocaram, as emoções de quem as ouviu, os espaços diversos onde aconteceram. É NÓS em título e em muitas dimensões. E único, de um modo a que não somos alheios. É Pedro Moutinho. Que magistralmente nos leva a todos nesta viagem, vestida com o tempo da gente que o fado é.
Gravado no coração das memórias fadistas – o Museu do Fado – fora da convencionalidade dos estúdios, tem esse sabor especial do fado ao vivo, com todos nós virtualmente a assistir.
Traz o ritual que se cumpre em simultâneo, onde uma guitarra, uma viola e um baixo de excepção, respiram com a voz, adensam o toque quando a sentem mordaz ou audaz, gingam acentuando a ironia ou o convite ao baile da vida, ou tremem, quando depois de um antecipado silencio, ela se revela desgarradamente só.
Traz um pedido: Leva-me contigo. A todos, mas em especial àqueles para quem o fado não é uma pertença óbvia. Um pedido do fado a lembrar que ele sempre se encantou com outras ambiências musicais, que se alimenta de diferentes experiencias de vida, com sentidos despertos para tudo o que acontece em nós e no mundo.
E traz um recado: Vem ao baile, chamando a própria vida a cumprir-se.
O FADO EM NÓS é isto. Vem cá de dentro. É Pedro Moutinho inspirado, maduro, eco de histórias do fado feitas nossas, quando nos sentimos delas. Em NÓS estão evocações de uma Hermínia Silva ou de um Carlos Ramos. Estão poetas de sempre, como Fernando Pessoa ou Alexandre O’Neill e, as actualíssimas Manuela de Freitas, Amélia Muge ou Mª do Rosário Pedreira.
Pedro Moutinho faz aos temas tradicionais, aquilo que a família faz, quando nos transmite as suas características: o olhar da avó, o sorriso do tio, as mãos do pai. Reforça nessas semelhanças o que somos e o que temos de único e contemporâneo. Põe o fado ao espelho como nos põe a nós. Remete-nos para quem somos. Renova-se e renova-nos. Moderniza os nossos sentidos ao escutá-lo.
Pedro Moutinho regressou. Ouvi-lo é descobri-lo em nós.
É como sermos mais uma corda tensa de guitarra, vibrando, ficando a soar por dentro. Aqui e sempre. Um clássico.
MUSEU DO FADO
Fado em Nós, de Pedro Moutinho
Oriundo de uma linhagem central da tradição fadista, Pedro Moutinho cresceu no circuito privilegiado de ligação aos grandes pilares do Fado, rodeado das grandes referências do género, de quem colheu um conhecimento profundo da extraordinária herança que traz consigo.
Límpida e transparente, a sua Voz é capaz de se desdobrar em subtis variações melódicas dentro do mesmo fado, num respeito escrupuloso pelo texto, perscrutando-lhe a sugestão poética, indagando a musicalidade intrínseca das palavras.
O profundo entendimento da matriz tradicional do Fado – que conheceu por dentro desde muito jovem – permite-lhe ainda o equilíbrio raro entre a assunção das raízes mais tradicionais e uma permanente vontade de descoberta de novos rumos poéticos e musicais num itinerário pessoal marcado por um estilo singular que desde cedo conheceu o reconhecimento – tão consensual, quanto legítimo – e que o afirma como uma das grandes vozes do Fado do século XXI.
Em Fado em Nós, Pedro Moutinho celebra esta extraordinária herança colectiva – hoje reconhecida como Património Cultural Imaterial da Humanidade (UNESCO) – transformando cada incursão pelo repertório tradicional num impulso de futuro e de renovação.
Inteiramente gravado no Museu do Fado Fado em Nós celebra esta tradição viva que nos une e que continua a construir-se hoje, em pleno século XXI, na Voz maior de Pedro Moutinho.
Sara Pereira
Directora do Museu do Fado