ON TOUR:
- julho 2026
- final de novembro / início de dezembro 2026
Clique para ver os contactos para contratação
Vertigo: Um encontro entre o fado e o tango
A multipremiada fadista portuguesa LINA_ une forças com o Quinteto Astor Piazzolla – vencedor do Grammy Latino em 2019 e 2023 -, herdeiro direto do génio argentino que revolucionou o tango, para um espetáculo inédito intitulado “Vertigo”, que aproxima dois universos musicais feitos de paixão, verdade e inovação. O repertório traça pontes entre os grandes fados eternizados por Amália Rodrigues e o nuevo tango de Astor Piazzolla.
Para Julian Vat, diretor artístico do Quinteto Astor Piazzolla, esta colaboração é “um encontro entre duas culturas que partilham uma origem idêntica: são ambas músicas que nasceram em cidades portuárias, que entendem o conceito de ausência e perda”. Para o diretor do Quinteto, há um outro ponto em comum muito importante: a ideia de “viagem vertiginosa” tão presente no tango como no fado, no sentido de que ambas são expressões musicais profundamente ligadas a questões emocionais em que a vida parece sempre pairar sobre uma ideia de abismo, quer seja o amor, a paixão, o desespero ou a saudade. Vat sublinha ainda a admiração pela voz de LINA_, descrevendo-a como “profundamente emocional, carregada de verdade, uma voz pura e com estilo muito próprio”.
Este diálogo musical parte de uma constatação essencial: tanto Amália como Piazzolla foram artistas visionários, capazes de transformar as suas tradições — o tango e o fado — em linguagens contemporâneas e universais, sem perder autenticidade. É essa herança de inovação que serve de guia para este projeto. “Será um desafio interessante para a LINA_ cantar música que tem um pulso rítmico diferente do fado”, admite Julian Vat, antecipando um espetáculo que é, acima de tudo, um tributo à capacidade do tango e do fado se reinventarem através do encontro e da partilha. Para além da cantora e dos músicos do quinteto, este espetáculo contará ainda com um músico que tocará guitarra portuguesa, para que o encontro entre o fado e o tango seja ainda mais profundo.
LINA_
Poucas vozes ressoam mais fundas e autênticas do que a de LINA_. Depois de ter começado a cantar no Círculo Portuense de Ópera e ter estudado no Conservatório, encontrou no fado a sua voz e o seu território natural. Ainda sob o nome artístico de Carolina, gravou dois álbuns, até que, em 2020, surpreendeu com Lina_Raül Refree, trabalho em que o produtor catalão (conhecido pela parceria com Rosalía) trouxe novas texturas eletrónicas à sua interpretação do fado. O projeto foi amplamente aclamado pela crítica internacional — do The Guardian à Songlines — e valeu-lhe distinções como o Preis der Deutschen Schallplattenkritik (Prémio da Crítica Alemã de Discos). Em 2024 repetiu a aclamação global com a sua homenagem ao maior de todos os poetas portugueses com Fado Camões. Graças a esse distinto percurso – que inclui dois álbuns lançados em 2025 – Terra Mãe com Jules Maxwell (compositor e teclista irlandês dos Dead Can Dance) e O Fado com Marco Mezquida (compositor e pianista espanhol) – LINA_ tem-se afirmado como uma das vozes mais singulares do fado contemporâneo, unindo tradição e experimentação com uma rara intensidade.
Quinteto Astor Piazzolla
Há mais de 25 anos que o Quinteto Astor Piazzolla preserva e transmite o legado do revolucionário bandoneonista e compositor argentino Astor Piazzolla.
Ao longo de uma extensa carreira, o Quinteto realizou digressões internacionais pelos Estados Unidos, América Latina, Europa, Austrália e Ásia, recebendo elogios unânimes da crítica e inúmeros prémios de prestígio. Entre as suas conquistas mais notáveis estão dois Latin Grammy Awards de Melhor Álbum de Tango (2019 e 2023), consolidando ainda mais o seu status e prestígio mundial.
O Quinteto mantém viva a vasta obra de Piazzolla, que transformou o tango numa forma de arte única. A sua música leva os ouvintes a uma viagem que conecta o passado com o presente, preservando a essência de um dos maiores génios musicais do século XX.