Maria João, André Mehmari & Carlos Bica: Tour 2025/26

  • Em digressão em Portugal: 1 a 15 de julho 2026
    (datas ocupadas: 1, 2, 3 e 4 de julho)
    15 a 30 de novembro
  • Disponibilidade geral: Todo o ano (sob consulta)

 

 

Clique para ver os contactos para contratação
carmocruz@uguru.net | antoniocunha@uguru.net | ceciliabarros@uguru.net

A notável cantora portuguesa Maria João, o virtuoso pianista brasileiro André Mehmari e o renomado contrabaixista português Carlos Bica juntam-se numa inédita e entusiasmante colaboração que surgiu a convite do Theatro Circo de Braga. Neste espetáculo imperdível, as três figuras incontornáveis do panorama contemporâneo do jazz apresentam temas originais e uma releitura de alguns dos mais emblemáticos standards de jazz.

O projeto terá dois períodos de tour: o primeiro, de 1 a 15 de julho, e o segundo em novembro de 2026.

Sobre Maria João

Possuidora de um estilo único, a cantora portuguesa Maria João é uma referência no difícil e competitivo campo da música improvisada. Uma capacidade vocal icónica e uma intensidade interpretativa singular valeram-lhe, não só o reconhecimento internacional, como a figuração na galeria das melhores cantoras da atualidade.

Condecorada com a comenda da ordem do Infante D. Henrique pelas mãos do presidente Jorge Sampaio, Maria João é também a única artista portuguesa a ter sido nomeada para o European Jazz Prize. Com uma carreira que já leva quatro décadas, a artista trabalhou com nomes como Bobo Stenson, Bobby McFerrin, Egberto Gismonti, Gilberto Gil, Joe Zawinul, entre muitos outros.

Sobre André Mehmari

Duas vezes nomeado para os Grammys Latinos, o virtuoso pianista André Mehmari é considerado um dos maiores expoentes da música criativa brasileira contemporânea e a sua vasta produção é absolutamente singular, indo do piano solo ao jazz, passando pela ópera e música orquestral em mais de 55 álbuns lançados desde 1998, muitos deles produzidos no seu Estúdio Monteverdi.

Participou como solista em mais de 40 países e em importantes festivais de jazz como o Chivas Jazz, Heineken Concerts, TIM Festival, Spoleto Festival USA (André Mehmari Trio), Juan Les Pins (França), Umbria Jazz (Itália), além de numerosas tours nos EUA, Europa e Japão. Atuou como pianista ao lado de nomes como Antônio Meneses, Maria Bethânia, Milton Nascimento, entre muitos outros nomes de destaque do cenário nacional e internacional, transcendendo com elegância e brilhantismo géneros e barreiras estilísticas.

Sobre Carlos Bica

Carlos Bica é um dos nomes do jazz nacional com maior projeção além-fronteiras, tendo-se tornado uma referência no panorama do jazz europeu. Entre os vários projetos musicais que lidera e, além das suas participações em outras áreas como teatro, cinema e dança, o seu trio AZUL com o guitarrista Frank Möbus e o baterista Jim Black, tornou-se na imagem de marca do contrabaixista e compositor.

Com o decorrer dos anos, outros projetos nasceram e ficaram registados em disco, tais como: Diz, Single, Matéria-Prima, I Am The Escaped One, Playing with Beethoven e o mais recente 11:11 (Melhor Álbum de Jazz Nacional). Fez muita música improvisada, tocou durante anos com a cantora Maria João, trabalhou e gravou na área da música popular portuguesa com nomes como Carlos do Carmo, José Mário Branco, Camané e Janita Salomé. Carlos Bica também já colaborou com Ray Anderson, Kenny Wheeler, Aki Takase, Kurt Rosenwinkel, John Zorn, Lee Konitz, entre outros.