JOE JACKSON FINALMENTE EM PORTUGAL – 17 de outubro, Porto | Casa da Música, 18 de outubro, Lisboa | Aula Magna

JOE JACKSON

FINALMENTE EM PORTUGAL

PARA APRESENTAR AO VIVO 
O NOVO ÁLBUM, HOPE AND FURY, NO PORTO E EM LISBOA
Um dos mais prolíficos e camaleónicos artistas a emergir da New Wave britânica regressa finalmente a Portugal, e com novo álbum na bagagem! Joe Jackson vem apresentar Hope and Fury, que será lançado em abril de 2026, em dois concertos imperdíveis no Porto (Casa da Música, 17 de outubro) e em Lisboa (Aula Magna, 18 de outubro).

Conhecido pela sua personalidade musical inquieta — tão propensa a criar o seu próprio mainstream, feito de canções pop sofisticadas com ritmos e combinações de instrumentos variados, como a afastar-se dele, tal como mostrou no seu mais recente “desvio” de 2023 (Mr. Joe Jackson presents Max Champion in ‘What A Racket!’), onde encarnou de forma hilariante um artista esquecido do Music Hall eduardiano — Jackson não dá sinais de abrandar. Afinal, como disse numa entrevista à revista britânica Chap: “Sempre soube que estava nisto da música para a vida.”

Hope and Fury vê-o regressar ao presente e ao universo musical que melhor o caracteriza. As nove sólidas canções que o compõem poderão remeter os fãs para trabalhos tão reconhecíveis como Fool (2019), Laughter and Lust (1991) e o incontornável Night and Day (1982). Tal como esses álbuns, Hope and Fury transborda de melodias inspiradas, letras inteligentes e ritmos irresistíveis. O título — referência irónica à canção patriótica Land of Hope and Glory — indicia um Joe Jackson mais inglês e reflexivo do que o habitual, manifestando uma relação de amor/ódio com a sua terra natal. Mas este é um disco cheio de contrastes, predominantemente animado e com o humor característico de JJ bem presente.

Entre a ironia e a emoção, Hope and Fury confirma a vitalidade e a consistência de um artista que continua a reinventar-se sem perder identidade. Dividido entre Nova Iorque e Portsmouth, Jackson descreve-se como “bicoastal” — tanto geográfica como musicalmente — e o novo álbum traduz precisamente essa versatilidade: uma fusão de ritmos latinos, jazz, funk e rock ao serviço de uma escrita sempre inconfundível.

Em palco, Joe Jackson promete revisitar momentos marcantes da sua carreira, mas também apresentar as novas canções com a energia e a mestria de quem continua, mais de quatro décadas depois, a desafiar rótulos e expectativas.