Rodrigo Leão: OS PORTUGUESES - O RAPAZ DA MONTANHA

Clique para ver os contactos para contratação
antoniocunha@uguru.net | carmocruz@uguru.net | ceciliabarros@uguru.net

 

Rodrigo Leão – Os Portugueses | O Rapaz da Montanha 

O nome do compositor Rodrigo Leão é conhecido do público português desde os tempos da banda Sétima Legião. Posteriormente, integrou os Madredeus, projeto com o qual reforçou a sua visibilidade. Em 1993, lançou o primeiro disco em nome próprio, Ave Mundi Luminar, iniciando uma carreira a solo que viria a incluir uma discografia extensa, onde constam também bandas sonoras e colaborações com artistas como Ryuichi Sakamoto, Neil Hannon (Divine Comedy), Beth Gibbons (Portishead) ou Michelle Gurevich.

Agora, 32 anos depois da estreia como músico a solo chega este O Rapaz da Montanha. E não há como evitar o adjetivo: o novo disco de Rodrigo Leão, editado a 25 de abril pela Galileo Music, é surpreendente, quer em termos musicais quer até em termos de carreira do compositor. O próprio o reconhece: “Foi um disco inesperado. Há três anos que o tinha na cabeça e fui construindo-o de forma muito focada, de uma maneira diferente da que aconteceu nos anteriores, em que a composição saía sem tempo ou intenção determinada. Aqui, a partir daquela frase da Ana Carolina [Costa] ‘Se Deus perdoa a quem engana/quem é que perdoa a Deus?’ [incluída no tema Cadeira Preta] comecei logo a pensar no que iria fazer. E agora que está acabado acho que é o disco mais português que fiz até hoje.

Esta noção de identidade é verdadeira: percorre mais intensamente vários discos do compositor e estão visíveis na compilação Os Portugueses. E com efeito este novo disco pode caber nessa identidade que de um modo ou outro sempre esteve presente na obra de Leão.

Um disco, mais português que nunca, onde as melodias se tornam urgência e as palavras ganham chão – com coros, percussão e cumplicidades antigas a traçar o retrato de um país real e íntimo.

Agora, em 2025, O Rapaz da Montanha apresenta de facto uma mudança de forma e substância. Rodrigo Leão quis traduzir em canções as influências e os artistas que ouviu enquanto criança na década de 1970. Produzido por Rodrigo Leão, João Eleutério e Pedro Oliveira, este é um álbum feito de emoções profundas, memória viva e uma esperança persistente. O Rapaz da Montanha conta com a participação de músicos de longa data como Pedro Oliveira e Gabriel Gomes, assim como de convidados especiais, entre os quais José Peixoto, Carlos Poeiras e Francisco Palma.

A família do compositor também tem uma presença significativa neste trabalho, com contribuições de Ana Carolina Costa e dos seus filhos, reforçando o carácter intimista e colectivo do disco. Musicalmente, a utilização de coros (em que o próprio compositor participa), que reforça um sentimento coletivo, e uma marcada percussão em alguns temas evoca desde logo alguns cantautores portugueses desse período, algo que Leão reconhece. A nível da lírica – Ana Carolina Costa é a autora da maioria das palavras – também se percebe uma mudança de abordagem: os sentimentos etéreos e melancólicos que tão bem estão representados na obra de Leão dão aqui lugar a uma linguagem mais direta, que dialoga com uma realidade difícil, mas verdadeira.

Ao vivo, Rodrigo Leão apresenta-se com um ensemble de luxo composto por Ana Vieira (voz), Viviena Tupikova (violino), Celina da Piedade (acordeão), Carlos Tony Gomes (violoncelo), Bruno Silva (viola), João Eleutério (guitarra, baixo e sintetizador) e Frederico Gracias (bateria). Um concerto que, além de contar com temas de Rapaz da Montanha, possui um repertório que integra canções de álbuns anteriores e também do projeto Madredeus. O espetáculo é uma experiência sonora única que celebra a identidade portuguesa através de instrumentos e vozes cuidadosamente orquestrados, numa viagem musical que revela as várias facetas da alma de Portugal, marcada pela delicadeza e inovação de Rodrigo Leão.

Detalhes da Digressão

Rodrigo Leão – Tour: Os Portugueses – O Rapaz da Montanha  – 9 a 12 músicos em palco

 

Esta nova tour de Rodrigo Leão é baseada no seu mais recebnte álbum “O Rapaz da Montanha”, considerado o mais português de todos os álbuns do compositor. Para além deste novo repertório, o concerto apresenta uma escolha pessoal das suas composições cantadas em português que se tornaram em alguns dos seus temas mais amados, a par de clássicos instrumentais que sublinham a indefinível portugalidade da sua inspiração melódica.  

 Em palco, Rodrigo far-se-á acompanhar por Ana Vieira (voz), Carlos Tony Gomes (violoncelo), Viviena Tupikova (violino), Bruno Silva (viola), Celina da Piedade (acordeão), João Eleutério (guitarra), Fred Gracias (bateria), António Quintinho (contrabaixo) e mais alguns convidados. 

Voltar ao Topo ↑

Vídeo

AO VIVO: 

 

 

 

 

Voltar ao Topo ↑

Áudio

Voltar ao Topo ↑

Imprensa

“uma capacidade maravilhosa de construir belas peças a partir de um modesto punhado de notas”, El pais

“Um compositor sério e um músico inovador.”, Songlines

“Sublime”, El Mundo

Voltar ao Topo ↑