JOSÉ PEIXOTO & NUNO CINTRÃO EDITAM “VISITA: DIÁLOGOS COM CARLOS PAREDES”

Artistas: José Peixoto & Nuno Cintrão
Álbum: VISITA: Diálogos com Carlos Paredes
Duração total do álbum: 36:44
Data de lançamento: 10 de outubro de 2025
Editora: Galileo Music
Género Musical: Instrumental
Single Duplo: “Verdes Anos” e “Canto de Alcipe” (5 de setembro 2025)

No ano em que se assinala o centenário do nascimento do aclamado compositor português Carlos Paredes, os guitarristas e compositores José Peixoto e Nuno Cintrão prestam homenagem ao legado imortal da sua música. Partindo das referências, inspirações e cumplicidades do trabalho que desenvolveram no duo Combinatorium, com o qual lançaram o álbum Fragmentos Imaginários (2023), os músicos propõem-se agora a explorar e reinventar o universo sonoro do mestre da guitarra portuguesa no álbum VISITA: Diálogos com Carlos Paredes, editado hoje, 10 de outubro, pela Galileo Music.Dividido em dois capítulos: VISITAS e DIÁLOGOS (cada um com cinco temas), a obra contém um primeiro conjunto de peças originais de Carlos Paredes – canções como “Verdes Anos” e “Canto de Embalar” – com arranjos criativos, resultantes da identidade enquanto duo. O segundo apresenta peças compostas a partir da música de Carlos Paredes ou popularizadas pelo compositor como é o caso do tema “Canção de Alcipe”.VISITA é um encontro com Carlos Paredes, naquilo que o próprio ato de visitar contém: conhecer e estar com alguém e o efeito que esse encontro tem em nós como saudação e lembrança. Sai assim reforçado o desejo de uma homenagem em diálogo com a criação de novas leituras musicais, a partir da fusão de linguagens trazidas pela guitarra clássica e pela guitarra elétrica, prolongando o desafio contido nos temas de Paredes que já eram, profundamente inovadores.
“O processo de criação foi bastante simples e vem da nossa rotina enquanto duo. Distribuímos as peças e cada um estruturou os seus arranjos, deixando espaço livre para a criatividade de cada um. Nos ensaios, juntámos todas as ideias
desenvolvendo-as passo a passo. Assim, pudemos aliar a ideias mais estruturadas, processos espontâneos de criação e improvisação até chegar ao ponto final”, refere José Peixoto.

José Peixoto: Guitarra clássica e guitarra elétrica

Nuno Cintrão: Guitarra clássica e guitarra elétrica

Gravado por Sons Portáteis Invisible Studios no Monte do Cabeço, Alentejo, de 29 de junho a 2 de julho de 2025

Mistura e masterização por Luís Delgado

Fotografia: Rafael Gonçalves

Design gráfico: João Nuno Represas

Produção: José Peixoto e Nuno Cintrão