LiNA_ & MARCO MEZQUIDA EDITAM, ESTA SEXTA-FEIRA, O ANTECIPADO ÁLBUM “O FADO”

ARTISTAS: LINA_ & MARCO MEZQUIDA
ÁLBUM: O FADO
DURAÇÃO TOTAL DO ÁLBUM: 59:43
DATA DE LANÇAMENTO: 26 SETEMBRO 2025
EDITORA: GALILEO MUSIC
GÉNERO MUSICAL: FADO / JAZZ / CLÁSSICO
IDIOMAS: PORTUGUÊS E CASTELHANO
SINGLE: NÃO É FÁCIL O AMOR (29 AGOSTO 2025)
_____________________________________________________________________________
“O piano do Marco faz-me flutuar.”

LINA_

“A LINA_ tem uma voz que me canta por dentro.”

Marco Mezquida
_____________________________________________________________________________
Depois do EP homónimo que assinalou o início desta colaboração singular, LINA_ e Marco Mezquida apresentam agora o álbum completo O Fado, um percurso mais profundo por essa geografia emocional onde tradição e invenção se abraçam de forma íntima. São 12 temas ­­­­— entre originais, revisitações e descobertas — onde o fado se escuta em novas formas, ritmos e silêncios profundos.

Assim nasce este álbum: de um encontro improvável e inevitável entre duas linguagens artísticas, dois mundos e duas sensibilidades que, juntas, desenham uma nova forma de dizer fado.

“O Marco trouxe uma grande leveza à minha música”, refere LINA_. “O piano é um instrumento que sempre me acompanhou, mas nele há algo de diferente — é como se fosse uma extensão do seu corpo. E a forma como ele o aborda faz-me flutuar. Sinto-me livre e profundamente escutada.”

“Sempre quis ser cantor”, afirma Marco. “Canto com o piano. A LINA_ tem uma voz que me toca profundamente, uma voz que vem do chão, que carrega verdade. Trabalhar com ela é como estar em palco com uma artista que é também um instrumento poético — generosa, vibrante e intensa. Cantar com ela, mesmo que sem palavras, é um privilégio raro.”

“Os dois artistas assinam, com uma alquimia perfeita, uma obra de singular beleza, que culmina a profundidade da alma do fado, transportada pelo canto profundo e comovente de LINA_ e pelo toque do piano de Marco Mezquida.”

Guillaume Schnee (Radio France)

“Sendo o fado um género geralmente tão dramático , o álbum “O Fado” transcende e ultrapassa pela profundidade, luminosidade e imaginação transbordante do piano de Mezquida, e pela voz exultante, perfeita, polida e desprovida de maneirismos de LINA_.”

Carlos Pérez Cruz (Club de Jazz)

Sobre o LP O Fado

O Fado reúne composições de LINA_, que assim afirma mais um lado da sua versátil personalidade artística, poemas de Florbela Espanca e Miguel Torga, mas também de Álvaro Duarte Simões, Vitorino Salomé, Sueli Costa ou Luís de Andrade. Entre os temas que traduzem este presente e um novo sentir encontra-se, por exemplo, “Não é Fácil o Amor”, um sentido poema de Luís de Andrade com música de João Vieira (um pseudónimo de Janita Salomé) que encontra na voz de LINA_ uma ressonância emocional profunda e arrebatadora. Há, como não podia deixar de ser, clássicos revisitados como “Fado da Defesa”, um verdadeiro clássico que ganhou imortalidade numa histórica interpretação de Maria Teresa de Noronha e em que LINA_ descobre agora, no surpreendente arranjo de Marco Mezquida, uma nova luz. Há mais clássicos sem tempo neste registo, como “Senhora do Almortão” e até “Lisboa dos Manjericos”, uma marcha na versão original a que Amália Rodrigues deu voz. No alinhamento há ainda espaço para incursões pela canção em castelhano, como “No volveré” ou “El Rosario de mi Madre”, mostrando que o fado é, afinal, uma emoção universal que ultrapassa a língua de Camões e vai tão longe quanto a vontade dos artistas ditar.

Neste álbum, o piano e a voz não competem — escutam-se mutuamente, desenham cumplicidades. Procuram-se e complementam-se. E, no final, criam um lugar onde o fado respira com outras cores, outras palavras, outras pausas. Um lugar que só podia existir a partir deste encontro tão singular como singulares são os seus protagonistas.

Gravado nos dias 15 de janeiro, 8 e 9 de maio de 2025 nos Moraleda Studios em La Garriga, Barcelona

Gravação, mistura e masterização por Albert Moraleda

Arranjos de LINA_ e Marco Mezquida

Fotografia, art design e ilustração por Mireia Miralles

TOUR INTERNACIONAL

Em 2025, este projeto ganhará nova vida em palco, numa digressão internacional muito aguardada. Depois de um concerto lotado no renomado Mercat de Música Viva de Vic (Espanha), as próximas datas são:

14 de novembro

Casa da Música, Porto (Misty Fest)

21 de novembro

Festival Jazz Barcelona

22 de novembro

Centro Cultural de Belém, Lisboa (Misty Fest)

MAIS DATAS ANUNCIADAS EM BREVE

BIOGRAFIA DOS ARTISTAS

Sobre LINA_

LINA_, com raízes na ópera e formação clássica, apaixonou-se cedo pelas casas de fado – um lugar de pertença e risco, onde a sua voz encontrou liberdade. Gravou para a Sony sob o nome Carolina, e mais tarde, já como LINA_, afirmou-se internacionalmente com o projeto Lina_Raül Refree, unanimemente aclamado pela crítica nacional e internacional. Com Fado Camões, editado em 2024, atingiu o n.º 1 nos principais tops europeus de world music e foi distinguida pela crítica alemã como autora do Melhor Álbum do Ano na categoria Música do Mundo. É, sem margem para dúvidas, uma das grandes intérpretes do nosso tempo. Mas LINA_ recusa-se a ficar parada. E é desse impulso criativo, que é genuíno e urgente, que nasce este novo disco.

Sobre Marco Mezquida

Marco Mezquida, nascido em Menorca em 1987, é hoje uma das figuras mais versáteis da música ibérica contemporânea. Graduado pela ESMUC em Barcelona, é compositor, improvisador, colaborador prolífico e presença habitual nos palcos mais exigentes do mundo. Com mais de 60 álbuns gravados (20 como líder), uma impressionante capacidade de improvisação e uma entrega total à música, Mezquida é um pianista que respira pelos dedos. Entre os muitos reconhecimentos, conta-se o Prémio do Júri e do Público no BMW Welt Jazz Awards (Munique) e três Prémios Alicia da Academia Catalã, incluindo o de Carreira Internacional, em 2023.